quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A lingua Na'vi

A língua Na'vi é a língua artificial dos Na'vi, raça alienígena nativa da lua Pandora no filme Avatar. Criada por Paul Frommer, um professor da the Marshall School of Business com doutorado em linguistica. Na’vi foi construída para se ajustar ao conceito do diretor James Cameron de como o idioma deveria soar no filme, para poder ser realmente aprendida pelos personagens humanos do filme, e para poder ser pronunciável pelos atores, mas que não se assemelhasse a nenhuma outra língua humana.

Fonologia

As sílabas do Na'vi podem ser tão simples como uma única vogal, ou tão complexas como skxawng "idiota" ou fngap "acima" (ambos CCVC).

A morfologia de uma criatura Na'vi, sua boca, e aparelho respiratório, são limitantes para definir os sons consoantes de seu idioma. Por isso, há sons "Na'vi" que não podem ser caracterizados exatamente com alguns nossos (Português) e assim não há:

* Bilabial - os equivalentes a b e p são considerados como Labiais.
* Labiodental - os equivalentes f e v são considerados como Alveolares.
* Dental/Alveolar - os equivalentes s e z são considerados como apenas Alveolares.
* Pós-alveolar - ch e j não existem;

Vogais

São sete os sons vogais: a ä e i ì o u



Há também quatro ditongos: aw [aw], ew [εw], ay [aj], ey [εj].
As vogais frontais de ditongos representadas por ä - é - ì - i - ey - ay seriam pronunciadas com em português respectivamente a - e - i (curto) - i (longo) - ei - ai, enquanto que as vogais e ditongos centrais e posteriores de representação a - o - u - aw - ew seriam em português a - ô - u - au - eu ( mais para óu ). Observe-se que, enquanto que o e é meio -aberto, o o é meio-fechado, não havendo um som *ou. Não há consoantes silábicas duplas funcionando como vogais, ll [l̩] e rr [r̩], como em plltxe [pl̩.tʼɛ] "falar" e prrte’ [pr̩.tɛʔ] "prazer". O rr é fortemente vibrante e o ll é "brilhante", como em "luz", nunca é "escurecido" (Consoante velar) *[ɫ̩] com um "sul".
As vogais Na’vi vowels podem ocorrer em sequências como nas Línguas polinésias, Línguas bantas e em japonês.[2] Cada vogal é contada como uma sílaba, portanto tsaleioae tem seis sílabas, [tsa.lɛ.i.o.a.ɛ] e meoauniaea tem oito, [ˈmɛ.o.a.ˈu.ni.a.ˈɛ.a].[3] As consoantes silábicas podem também ocorrer em sequência com uma vogal simples ou ditongo, como em hrrap [hr̩.ap] "perigoso". Ditongos antes de outra vogal não se distinguem das consoantes y, w entre vogais.
Na’vi não apresenta variações de comprimento de vogal nem tons, mas há contrastes de tonicidade: túte [ˈtutɛ] "pessoa", tuté [tuˈtɛ] "pessoa fêmea". Mesmo que a tonicidade possa se deslocar por causa de alguma derivação, como apresentado antes, ela não é afetada por declinação (caso em substantivos, tempo em verbos, outros). O verbo lu "ser" é acentuada na sua única vogal, o u. Não importa o que aconteça, a sílaba acentuada está sempre nesse "u": lolú [loˈlu] "era" (l‹ol›u), lolängú [lolæˈŋu] "era (ugh!)".

Consoantes

São 20 os sons consoantes.Há duas diferentes transcrições para o Alfabeto latino:
• Uma que visa o uso de uma letra por fonema - as letras c e g para [ts] ed [ŋ] (sons que têm a ver com seus usos, respectivamente, nas línguas da Europa Oriental e da Polinésia;
• Outra, uma modificada usada pelos atores, como os dígrafos ts and ng (ñ espanhol) usada para os sons acima.
Em ambas transcrições, as ejetivas são escritas em dígrafos em x, uma convenção criada somente para a língua Na'vi, embora em Nambiquara use transcrições tx, kx para glotalização de consoantes.


Na língua Na’vi não há consoante oclusivas como [b d ɡ], mas apresenta ejetivas [pʼ tʼ kʼ], indicadas como px, tx, kx, e as consoantes fricativas sonoras [v z]. Também apresenta as consoantes silábicas ll e rr.
As fricativas e africadas f v ts s z h, são restritas a posição interna da sílaba. As outras consoantes podem ocorrer ou no começo ou no fim da sílaba. (porém, w y nas posições finais são consideradas com parte de ditongos, como em ay ey aw ew e podem ser seguidas por outra consoante final - exemplo: skxawng "imbecil").Além de aparecer antes de vogais, f ts s podem fazer parte de um encontro consonantal com algumas consoantes irrestritas (as oclusivas e aproximantes), além de formar 39 desses encontros consonantal. Outras sequências ocorrem nos limites silábicos, como em na’vi [naʔ.vi] "pessoa", ikran [ik.ɾan] "espírito feminino", atxkxe [atʼ.kʼɛ] "terra". Apesar de que todos os sons foram concebidos para serem pronunciaveis pelos atores humanos do filme, há encontros consonantais incomuns como fngap AFI: [fŋap] "metal". e tskxe [tskʼɛ] "pedra".
As plosivas p t k a a africada ts são Tênues, como em Francês e em Espanhol. Nas posições finais são plosivas não concluídas, como em Indonésio e em outras línguas do Sudeste asiático. O r é uma consoante "flap", como em Espanhol ou em Indonésio. Soa como os sons de "dd" ou "tt" em Inglês (palavras latter - ladder).
A combinação Na'vi das plosivas ejetivas e fricativas sonora (mas, não plosiva aspirada ou sonora) não é usual na linguagem humana, embora ocorra na língua Itelmen, uma das Línguas chukotko-kamchatkanas.

Mudanças sonoras

O som ng tende a se assimilar com um m ou n. que o siga. Assim tìng mikyun "ouvir" (lit. "dar ouvidos") é pronunciado usualmente como se fosse tìm mikyun, e tìng nari "olhar" (lit. "dar uma olhada") é pronunciado tìn nari.

As vogais de palavras auxiliares (gramaticais) curtas são muitas vezes reduzidas ou desaparecem diante de palavras léxicas ou frase que comece por vogal. Exemplos: sì "e" em s-ayzìsìtä kato "e o ritmo dos anos", or lu "ser (verbo)" em a l-ayngakip "que está entre vocês"; idem nì’aw "somente" em han’aw txo "então (ha) somente (nì’aw) se (txo)".

As consoantes ocluisivas sofrem redução quando depois de certos prefixos ou preposições. As consoantes px tx kx se transformam nas correspondentes plosivas p t k; as plosivas e africadas p t ts k passam a ser as fricativas f s h; as glotais oclusivas desaparecem completamente. Por isso, as formas do singular do plural de substantivos podem ser bem diferentes.

Outros aspectos

Amostra de palavras:: zìsìt "ano", fpeio "desafio cerimonial", nìawve "primeiro", aw "um", muiä "ser bomr", tiréaióang "espírito animal", kllpxìltu "território", uniltìrantokx "avatar".

Pronomes



Sustantivos


* plural ay-
* duplo me-

Os dois prefixos causam a lenição.

* masculino -an
* femenino -é

As terminações do sexo podem ser usados em pronomes também (poan=ele, poé=ela).

Lenição

Assim se chama um fenómeno de alteração do consoante inicial de uma palavra, que acontece p.ex. depois dos prefixos ay- e me- na formação do plural e do dual.



Preposições e casos


O caso fica marcado por meio de uma terminação:

* Sujeito (nominativo) de verbos intransitivos -
* Sujeito de verbos transitivos (ergativo) -l
* Objeto de verbos transitivos (acusativo) -t ou -ti
* Dativo (para) -ru
* Genitivo (de) -yä
* Marcador do tema (tópico) -ri, suprime os otros casos

Não se usam preposição e caso juntos. Uma preposição pode aparecer antes ou depois do sustantivo:

* ma (vocativo)
* fa (por)
* hu (com)
* fpi (por causa de)
* ne (a, para, direção)
* ftu (de, procedência)
* ta (de)
* ìlä (via)
* ka (a través)
* mì (em)
* eo (na frente de)
* kip (entre)
* lok (perto de)

Algumas preposições causam a lenição (p.ex. mì).

Adjetivos

Adjetivos são invariáveis. Entre o adjetivo e o substantivo coloca-se um a; o adjetivo pode ficar antes ou depois do sustantivo.

* ngim-a kilvan = kilvan-a ngim
* longo rio = rio longo

Verbos

Os verbos recebem afixos para expressar tempos distintos. Não mudam de acordo com a pessoa ou com o número. Exemplo taron (caçar):

* t-ìm-aron (acabou de caçar)
* t-ay-aron (vai caçar)
* t-er-aron (está caçando)
* t-ol-aron (caçou)
* t-ìrm-aron (estava caçando)

Os aspectos positivo e negativo são expressados pelos afixos ei (positivo) e äng (negativo):

* kam-ei-e (gosta de ver)
* kam-äng-e (não gosta de ver)

Perguntas

* peú, 'úpe (que coisa)
* pesu, tupe (quem)
* peyfa, fyape (como)
* pehem, kempe (que ação)
* pehrr, krrpe (quando)
* pelun, lumpe (por quê)
* pesang, tsangpe (onde)

Perguntas que serão respondidas por sim ou não terminam em srak?

Números

Só existem até agora poucos números. O sistema é baseado em 8 porque os Na'vis têm 4 dedos em cada mão.

* 'aw (1)
* mune (2)
* tsìng (4)
* vofu (16)
* tsìvol (32)

Wikipedia.

No response to “A lingua Na'vi”

Leave a Reply